Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26921

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Narrativas que tecem os cotidianos escolares: registros de um caderno narrativo
Author(s)/Inventor(s): Cabral, Linda Maria
Advisor: Baroni, Patrícia Raquel
Abstract: Este trabalho procura reunir narrativas de uma professora em formação que revisita memórias passadas de sua trajetória como estudante e constrói conhecimentos e experiências integrando, nesse processo, a aluna que já foi e a docente que está se tornando. A relação professor-aluno destaca-se dentre as narrativas evidenciando a influência dessa relação no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e na formação de ambas as partes. O caminho metodológico percorrido utiliza a pesquisa com cotidianos segundo Ferraço em que o sujeito é o objeto de pesquisa e o objeto é esse sujeito e a pesquisa narrativa que auxilia na compreensão da complexidade da vida cotidiana; as quais entrelaçam-se com a pesquisa autobiográfica. Os conceitos de experiência, cotidianos e narrativas são explorados a partir, principalmente, de trabalhos de Larrosa (2002), Reis (2023) e Alves (2008) embasando as reflexões com as narrativas. A pesquisa de campo traz narrativas das vivências de cotidianos escolares e reflexões que elas despertam. Tendo sido o caderno narrativo, um grande aliado no exercício da escrita das narrativas que possibilitou registros de experiências vividas nos cotidianos escolares permitindo análises de contextos históricopolíticosociais. Dessa forma, as narrativas presentes nos cotidianos escolares mostram-se capazes de aperfeiçoar a atuação docente, pois possibilita a reflexão sobre a prática a fim de contribuir cada vez mais para uma educação transformadora.
Keywords: Investigação narrativa
Experiência de vida
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 30-Sep-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CABRAL, Linda Maria. Narrativas que tecem os cotidianos escolares: registros de um caderno narrativo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMCabral.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.