Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26921
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Narrativas que tecem os cotidianos escolares: registros de um caderno narrativo |
| Author(s)/Inventor(s): | Cabral, Linda Maria |
| Advisor: | Baroni, Patrícia Raquel |
| Abstract: | Este trabalho procura reunir narrativas de uma professora em formação que revisita memórias passadas de sua trajetória como estudante e constrói conhecimentos e experiências integrando, nesse processo, a aluna que já foi e a docente que está se tornando. A relação professor-aluno destaca-se dentre as narrativas evidenciando a influência dessa relação no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e na formação de ambas as partes. O caminho metodológico percorrido utiliza a pesquisa com cotidianos segundo Ferraço em que o sujeito é o objeto de pesquisa e o objeto é esse sujeito e a pesquisa narrativa que auxilia na compreensão da complexidade da vida cotidiana; as quais entrelaçam-se com a pesquisa autobiográfica. Os conceitos de experiência, cotidianos e narrativas são explorados a partir, principalmente, de trabalhos de Larrosa (2002), Reis (2023) e Alves (2008) embasando as reflexões com as narrativas. A pesquisa de campo traz narrativas das vivências de cotidianos escolares e reflexões que elas despertam. Tendo sido o caderno narrativo, um grande aliado no exercício da escrita das narrativas que possibilitou registros de experiências vividas nos cotidianos escolares permitindo análises de contextos históricopolíticosociais. Dessa forma, as narrativas presentes nos cotidianos escolares mostram-se capazes de aperfeiçoar a atuação docente, pois possibilita a reflexão sobre a prática a fim de contribuir cada vez mais para uma educação transformadora. |
| Keywords: | Investigação narrativa Experiência de vida |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 30-Sep-2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | CABRAL, Linda Maria. Narrativas que tecem os cotidianos escolares: registros de um caderno narrativo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| LMCabral.pdf | 1.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.