Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2696
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Comportamento de busca informacional na Biblioteca Biomédica B da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: um estudo no curso de graduação em enfermagem
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Tania Nascimento
Orientador: Zattar, Marianna
Resumo: Estudo sobre o comportamento de busca informacional dos graduandos do segundo e oitavo períodos do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pretende proporcionar a compreensão de como a informação é utilizada nos processos de pesquisa científica. Para isso, discorre sobre a universidade, o histórico da Competência em Informação e do Comportamento de Busca Informacional. Usa como contexto o campo de estudos da saúde e o curso de Graduação em Enfermagem e Sistema de Bibliotecas da Rede Sirius, ambos da UERJ, como objeto na formação do campo da pesquisa. Utiliza a pesquisa exploratória como proposta metodológica na realização do trabalho a partir da utilização de um questionário como instrumento para a coleta de dados sobre como se constituem os processos de busca, recuperação e uso da informação pelos alunos. A análise dos dados foi elaborada com base na estatística das informações obtidas junto aos discentes com vistas a propor novas práticas de competência em informação por bibliotecários. Apresenta como resultado a importância deste trabalho para o campo de estudos da informação, na formação e atuação do bibliotecário e a indicação de melhorias aos programas de competência em informação existentes na Biblioteca Biomédica B, a partir das análises deste estudo. Conclui que, apesar dos discentes ao longo do curso de graduação em Enfermagem participarem de ações dos programas de competência em informação oferecidos pela Biblioteca, o comportamento de busca informacional dos mesmos requer um maior conhecimento da área da saúde. A partir dessa observação torna-se relevante a implementação de novos planos de ação de Competência em Informação e aprimoramento aos que estão em execução atualmente.
Palavras-chave: Competência informacional
Enfermagem
Biblioteca universitária
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2696
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TNCosta.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.