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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O impacto do live shopping na decisão de compra
Author(s)/Inventor(s): Guimarães, Isabel Chiesa
Advisor: Araujo, Marcelo Castaneda de
Abstract: A digitalização do varejo trouxe alterações na forma de comprar e vender produtos. Neste contexto, surge o live shopping com uma nova comunicação e conexão com o consumidor final, permitindo uma compra virtual com interação interpessoal ao vivo. Assim, a pesquisa atual busca identificar os fatores influenciadores na decisão de compra em live shoppings. Para isso, na revisão de literatura buscou-se descrever sobre o mercado de e-commerce, os fatores de decisão de compra virtual, conceito de live shopping e fatores influenciadores na decisão de compra em live shopping. Com o emprego do método qualitativo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o objetivo de caracterizar a percepção de jovens consumidores sobre os fatores que os levaram a comprar em uma live shopping. Os participantes da entrevista foram selecionados por acessibilidade, uma vez que a autora se encontra na faixa etária buscada, e possuíam de 20 a 23 anos de idade, de ambos os sexos, com predominância de mulheres. Para análise das entrevistas, adotou-se a técnica de análise de conteúdo com a criação de categorias a posteriori de acordo com Franco (2005) que retratassem os influenciadores para a decisão de compra em uma live shopping. As razões encontradas para a participação em lives acontecem por conta do entretenimento, preços baixos, conexão com a marca e presença de influenciadores, mas a participação deles não é decisiva para a decisão de compra. No cenário de fatores influenciadores na decisão de compra, o preço, facilidade, confiança e impulsividade foram apontados como decisores. Também, foram apontadas limitações no estudo por conta de poucos estudos desenvolvidos sobre a temática e sugerido novo estudo com caráter quantitativo.
Keywords: Varejo
Comércio eletrônico
Decisão de compra
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 26-Jun-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GUIMARÃES, Isabel Chiesa. O impacto do live shopping na decisão de compra. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Administração

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