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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A influência do TikTok na popularidade de uma marca
Author(s)/Inventor(s): Rocha, Isabelle Souza
Advisor: Araujo, Marcelo Castaneda de
Abstract: Este trabalho busca identificar fatores relacionados a importância das redes sociais para a popularidade de uma marca. Para isso, na revisão de literatura buscou-se descrever o marketing digital, assim como o marketing viral, as principais redes sociais uadas dando enfoque ao TikTok. Com o método qualitativo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o objetivo de caracterizar a percepção de empreendedores que viralizaram no TikTok e as estratégias usadas por eles para alcançar esse resultado. Os participantes da entrevista foram selecionados por acessibilidade, uma vez que se mostraram disponíveis e positivos ao contato feito para participarem, e possuíam de 20 a 27 anos de idade, de ambos os sexos com predominância de mulheres, que usam o aplicativo há pelo menos 6 meses e até 2 anos. Para a análise das entrevistas, adotou-se a técnica de análise de conteúdo com a criação de categorias a posteriori de acordo com Franco (2005) que retratassem a importância da plataforma ou não para os seus empreendimentos. As categorias identificadas foram: Motivação”, “Diferencial”, “Estratégia para atrair público”, “O impacto da popularidade nas vendas”, “O que diferencia uma marca e a faz ser popular”, “Estratégia dos participantes para manter o público ativo na plataforma”, “Faixa etária dos consumidores atraídos no aplicativo”, “A influência de compra em relação aos consumidores”, “A relação da importância de seguir trends do aplicativo ou limitante” e “O algoritmo como um aliado ou dificultador”, cada uma delas foi detalhada a partir de uma análise, com trechos das falas dos entrevistados para fortalecê-las. Foram apontadas limitações do estudo e sugeridas novas pesquisas que possam contribuir sobre a importância das marcas estarem presentes no ambiente online.
Keywords: Marketing digital
Redes sociais
Empreendedorismo
TikTok
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 26-Jun-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROCHA, Isabelle Souza. A influência do TikTok na popularidade de uma marca. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023
Appears in Collections:Administração

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