Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2703
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A indexação social enquanto prática de representação colaborativa da informação imagética: a construção da memória na plataforma Flickr
Autor(es)/Inventor(es): Gonçalves, José Luiz Costa Sousa
Orientador: Assis, Juliana de
Resumo: A web apresenta-se como um cenário que incorpora e adapta diversos processos informacionais e sociais. Analisa-se o processo de produção da memória presente na esfera digital, onde a web se consolida como um ambiente potencializador. Compreende-se que a partir de interações entre os indivíduos, é possível verificar ações, como o compartilhamento de imagens, contribuindo para a produção da memória. O trabalho tem como objetivo investigar o papel exercido pela indexação social na construção da memória no contexto dinâmico e colaborativo da web. Observa-se a folksonomia como uma modalidade colaborativa de representação da informação no ambiente digital. Apresenta como objetivos específicos: compreender a relação entre indexação social e memória, analisar a construção social da memória no contexto colaborativo e, evidenciar a folksonomia como uma metalinguagem no espaço digital. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo e exploratório. Adotou-se como abordagem metodológica um estudo de caso, bem como a aplicação da netnografia. Como campo empírico, analisa-se a plataforma de compartilhamento de imagens Flickr. Selecionou-se um grupo colaborativo presente na plataforma e realizou-se um mapeamento de 40 fotografias relacionadas às manifestações sociais dos últimos 10 anos. Como técnicas de coleta e análise de dados, optou-se pela aplicação de questionários e entrevistas, além da observação não-participante. Verifica-se a atuação das tags como uma metalinguagem que permite uma modalidade de comunicação entre os usuários e os conteúdos produzidos de forma colaborativa. Observa-se que o uso das tags auxilia na representação e no compartilhamento da informação imagética na plataforma Flickr possibilitando não somente a sua recuperação, mas também a sua preservação. Conclui que o uso das tags auxilia na construção da memória a partir da representação de conteúdos produzidos de forma dinâmica e colaborativa no contexto digital.
Palavras-chave: Memória
Web 2.0
Representação descritiva
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2703
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLCSGoncalves.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.