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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Serviços e produtos de informação para alunos dos cursos de graduação na modalidade de educação a distância: o caso das bibliotecas universitárias da UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Nascimento, Débora Elena Speranza do
Orientador: Sá, Nysia Oliveira de
Resumo: A expansão da Educação a Distância (EaD), ao longo do tempo, possibilitou a ampliação dos números de cursos e oferta de vagas nas universidades, ocasionando também alterações significativas nos processos de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, a presente pesquisa procurou refletir sobre a atuação das bibliotecas universitárias no contexto da EaD, visando identificar a percepção destas quanto às mudanças que ocorrem no ambiente da universidade, no qual estão inseridas, de modo a cumprir efetivamente seu papel social como disseminadora de informação. Assim, foi realizado o estudo de caso das bibliotecas universitárias integrantes do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SiBI/UFRJ), com objetivo geral de verificar se estas bibliotecas prestam serviços e oferecem produtos de informação aos alunos matriculados nos cursos de graduação na modalidade a distância da universidade. Para isso, foi adotado como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, desenvolvida no campo bibliográfico, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, com vistas a construir o referencial teórico, e no campo empírico, por meio de contato direto com os gestores das bibliotecas universitárias selecionadas e com a coordenação do SiBI/UFRJ, utilizando a técnica de entrevistas para coleta de dados. Nesta pesquisa foram selecionadas as bibliotecas que atendem diretamente as áreas de conhecimento dos cursos de graduação a distância oferecidos pela UFRJ no Consórcio CEDERJ, sendo os dados obtidos confrontados com a literatura revisada, por meio de análise qualitativa. Como resultado foi possível inferir que, no caso das bibliotecas analisadas, o atendimento aos alunos dos cursos de graduação a distância não ocorre do mesmo modo que aos alunos dos cursos de graduação presencial. Apesar da existência desse atendimento, este ainda não se encontra formalizado, apoiado em políticas que considerem os alunos dos cursos a distância efetivamente como parte do corpo discente da universidade e, por conseguinte, público-alvo das bibliotecas. Por fim, foram propostas recomendações a serem implantadas tanto no âmbito institucional, quanto no âmbito das bibliotecas integrantes do SiBI/UFRJ, de modo a propiciar a inclusão dos alunos dos cursos de graduação na modalidade a distância efetivamente no corpo discente da universidade.
Palavras-chave: Biblioteca universitária
Educação a Distância
Serviços de informação
Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 26-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2707
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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