Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2732
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Experiência e emergência no World of Warcraft
Autor(es)/Inventor(es): Eiras, Pedro Eler de Carvalho
Orientador: Strozenberg, Ilana
Resumo: Estudo sobre as possibilidades de experiência e emergência em mundos virtuais, com foco principal para o World of Warcraft, um jogo online multiplayer que conta com milhões de jogadores em todo o mundo. Em um primeiro momento, apresenta-se a noção de “playground global”, sendo realizada uma discussão sobre o que é esse novo espaço de interação e socialização possibilitado pela Internet e por esses jogos virtuais, apresentando os conceitos mais importantes para a discussão sobre o tema. Em um segundo momento, o trabalho apresenta o World of Warcraft, mostrando sua história tanto fictícia quando do desenvolvimento do jogo, e discorrendo sobre as normas de jogabilidade do mesmo. Para finalizar, será realizado um levantamento teórico sobre experiência e emergência, utilizando textos de Henry Jenkins, Pierre Levy, Walter Benjamin, Celia Pearce, entre outros, ao mesmo tempo unindo esse trabalho de pesquisa teórica com a análise de entrevistas realizadas com jogadores do World of Warcraft.
Palavras-chave: Realidade virtual
Jogos
Internet
Cultura cooperativa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: EIRAS, Pedro Eler de Carvalho. Experiência e emergência no World of Warcraft. 2010. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2732
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEIRAS.pdf742,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.