Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2734
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Novos rumos da comunicação religiosa: entre a indústria cultural e as colunas do templo: um estudo de caso da obra literária as crônicas de Nárnia
Author(s)/Inventor(s): Azevedo, Giuliana Amaral
Advisor: Refkalefsky, Eduardo
Abstract: Demonstra a existência de uma literatura proveniente da confluência de características da ― alta literatura e da literatura de massa. Articulando-se tanto com a demanda do público massivo da indústria cultural quanto com discussões inerentes ao meio intelectual acadêmico, essa literatura apresenta elementos específicos típicos da cultura pós-moderna. Como estudo de caso, será analisada a obra literária infanto-juvenil ― As Crônicas de Nárnia, do autor irlandês C. S. Lewis, que, conforme premissa inicial, insere-se na nova categoria literária proposta neste trabalho. Além disso, em virtude da orientação religiosa e ― secular que a obra apresenta, o estudo de seu conteúdo servirá como ponto de partida para análise de novo rumos e tendências no campo da Comunicação Religiosa. As questões propostas se referem, basicamente, a temas concernentes à midiatização da fé, às relações entre religião e cultura e à aproximação entre sagrado e profano nas produções artísticas cristãs, que tendem a não mais circunscrever-se aos meios sacros, expandindo-se para além das colunas dos templos.
Keywords: Comunicação religiosa
Industria cultural
Literatura infanto-juvenil
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Jul-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: AZEVEDO, Giuliana Amaral. Novos rumos da comunicação religiosa: entre a indústria cultural e as colunas do templo: um estudo de caso da obra literária as crônicas de Nárnia. 2010. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GAzevedo.pdf677.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.