Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2737
Tipo: Dissertação
Título: O gênero Microcerberus Karaman, 1933 da fauna intersticial do litoral sul do estado do Rio de Janeiro (Isopoda - Anthuridae)
Autor(es)/Inventor(es): Albuquerque, Elaine Figueiredo
Orientador: Castro, Alceu Lemos de
Resumo: Estudo do gênero Microcerberus Karaman, 1933, isópode intersticial do meiobentos do litoral sul do Estado do Rio de Janeiro. Parâmetros ambientais, relativos a sedimentologia e hidrologia são focalizados a fim de caracterizar os ambientes favoráveis à colonização das espécies de Microcerberus estudadas. Alguns métodos e técnicas de estudo da fauna intersticial são apresentados, evidenciando as variações existentes quanto ao objetivo do trabalho. São assinaladas quatro espécies novas do gênero Microcerberus, que descrevemos em trabalho que se encontra no prelom magnus n.sp. , M. ramosae n.sp., M. parvulus n.sp. e M. brasiliensis n.sp. - que se distribuem na zona intertidal de praias de areias médias e grossa. As espécies aqui descritas são bastante típicas, e mostram uma distribuição variada nas diferentes estações prospectadas. Uma tentativa de estudar a variação da população de Microcerberus ramosae n. sp. é realizada através da análise de dados obtidos durante coletas mensais na praia Vermelha. São ainda focalizados alguns aspectos biogeográficos do gênero.
Palavras-chave: Microcerberus
Anthuridae
Rio de Janeiro (Estado)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::TAXONOMIA DOS GRUPOS RECENTES
Programa: Programa de Pós-Graduação em Zoologia
Departamento: Museu Nacional
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1978
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2737
Aparece nas coleções:Zoologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
200647.pdf7,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.