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http://hdl.handle.net/11422/27548
| Type: | Dissertação |
| Title: | Identificação de lacunas de conhecimento da tuberculose latente e desenvolvimento do PedTB: aplicativo para auxiliar profissionais de saúde a diagnosticar e tratar tuberculose e tuberculose latente na infância |
| Author(s)/Inventor(s): | Pequeno, Raquel Figueiredo |
| Advisor: | Sant'Anna, Maria de Fátima Bazhuni Pombo |
| Co-advisor: | Sant’Anna, Clemax Couto |
| Abstract: | Introdução: As crianças são as que mais adoecem após a infecção pela tuberculose (TB), desenvolvendo a chamada TB primária. O diagnóstico precoce pode diminuir o índice de mortalidade por essa doença, mas muitas vezes ele não é feito devido às dificuldades de se chegar nele. As crescentes tecnologias móveis de saúde podem ser utilizadas para oferecer resultados promissores em relação ao aumento do diagnóstico da TB ativa e tuberculose latente (ILTB). Embora a implementação desta nova estratégia esteja a aumentar em todo o mundo, no Brasil ainda não é tão explorada, principalmente na faixa etária pediátrica. Objetivo: identificar as lacunas de conhecimento e atitudes dos profissionais de saúde da atenção primária quanto ao manejo da ILTB nas crianças e desenvolver um aplicativo que os auxiliasse a diagnosticar e tratar a TB e ILTB na infância. Método: estudo piloto de elaboração e de testagem de um protótipo de aplicativo que foi dividido em três etapas principais: elaboração do protótipo, validação com especialistas para ajuste do protótipo inicial e montagem da versão final, e aplicação com os profissionais de saúde da atenção básica. Na análise estatística foi usado cálculo de média ou das pontuações médias, além de medidas de tendência central e dispersão. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira. Resultados: foram entrevistados 24 voluntários que responderam o pré-teste; 20 responderam o questionário de usabilidade. Sete entrevistados já haviam usado previamente aplicativos de celular e todos sentiam-se confortáveis com isso. Em relação às lacunas de conhecimento, cinco dos 24 voluntários (21%) não souberam que contatos intradomiciliares devem receber tratamento para prevenção da TB; 13 (54%) não souberam responder tal questão na ausência da prova tuberculínica (PT). Todos concordaram que a investigação das crianças contatos de adultos com TB ativa é importante e 11 (46%) referem não terem dificuldades em investigar tais contatos; 10 entrevistados (42%) acreditam que pais/responsáveis não levam os contatos para investigação por não entenderem a sua importância. Os procedimentos práticos para lidar com eventos adversos ao tratamento da ILTB foram satisfatórios. O aplicativo foi bem aceito e avaliado como de fácil uso, visto que em nenhuma pergunta foi observado grau de discordância, (DP 0,53-1,63) entre todas as perguntas. Conclusões: O presente estudo mostrou que o aplicativo terá boa aceitação pelos profissionais de saúde da atenção básica pelo fato da maioria concordar que seu uso facilitará o diagnóstico da TB e ILTB na infância e a prescrição do tratamento. Em trabalhos futuros será possível verificar se a implementação do aplicativo na rotina de cuidado poderá contribuir para melhorar a capacidade diagnóstica da TB na infância no âmbito da atenção básica. |
| Abstract: | Introduction: Children are the ones who fall most ill after tuberculosis (TB) infection, developing so-called primary tuberculosis. Early diagnosis can reduce the mortality rate from this disease, but it is often not done due to the difficulties in achieving it. The increasing number of mobile health technologies can be used to deliver promising results regarding the growth in the diagnosis of active tuberculosis (TB) and latent tuberculosis (LTBI). Although the implementation of this new strategy is expanding over the world, in Brazil it is not yet as widely explored, especially in the pediatric age group. Objective: identify knowledge gaps and attitudes among primary care health professionals regarding the care of LTBI in children and develop an application that would help them diagnose and treat TB and LTBI in childhood. Method: a pilot study of the development and testing of an application prototype that was divided into three main stages: development of the prototype, validation with experts to adjust the initial prototype and assembly of the final version, and application with primary care health professionals. In the statistical analysis, the calculation of averages or average scores was used, in addition to measures of central tendency and dispersion. The Ethics Committee of the Institute of Childcare and Pediatrics Martagão Gesteira approved the project. Results: 24 volunteers who completed the pre-test were interviewed; 20 answered the usability questionnaire. Seven interviewees had previously used cell phone applications and all felt comfortable with this. Regarding knowledge gaps, five of the 24 volunteers (21%) did not know that household contacts should receive treatment to prevent TB; 13 (54%) were unable to answer this question in the absence of the tuberculin skin test. (PT). Everyone agreed that investigating children living in contact with adults with active TB is important and 11 (46%) reported having no difficulties in investigating such contacts; 10 interviewees (42%) believe that parents/guardians do not take contacts in consideration for investigation because they do not understand their importance. The practical procedures for dealing with adverse events in the treatment of LTBI were satisfactory. The application was well accepted and evaluated as easy to use, as no degree of disagreement was observed in any question (SD 0.53 - 1.63) between all questions. Conclusions: The present study demonstrated that the application will be well accepted by primary care health professionals. The majority agree that its use will facilitate the diagnosis of TB and LTBI in childhood and the prescription of treatment. In future work, it will be possible to verify whether the implementation of the application in routine care can contribute to improving the diagnostic capacity of TB in childhood within the scope of primary care. |
| Keywords: | Tuberculose latente Diagnóstico Terapia Tecnologias da saúde Aplicativos móveis |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL |
| Program: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Materno-Infantil |
| Production unit: | Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 28-Nov-2023 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | PEQUENO, Raquel Figueiredo. Identificação de lacunas de conhecimento da tuberculose latente e desenvolvimento do PedTB: aplicativo para auxiliar a diagnosticar e tratar a tuberculose e tuberculose latente na infância. Brasil. Rio de Janeiro, 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde Materno- Infantil) – Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira. Universidade Federal, Rio de Janeiro, 2023. |
| Appears in Collections: | Saúde Materno-Infantil |
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