Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2769
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A influência da afetividade na aprendizagem de jovens e adultos |
Author(s)/Inventor(s): | Soares, Mirza Costa |
Advisor: | Scofano, Reuber Gerbassi |
Abstract: | Analisa a importância da afetividade na relação entre professor e aluno na EJA. Levando em conta que a afetividade pode determinar a retenção dos alunos EJA na escola, visto que são muitos os percalços que estes precisam enfrentar para estar ali na sala de aula. Este artigo nos convida a uma reflexão na questão sobre afetividade, mostrando que o professor se torna o principal mediador dessa afetividade em sala de aula propiciando a aprendizagem dos alunos, demonstrando que muitas vezes a afetividade na aprendizagem, além de retenção deste aluno, há um estímulo muito grande no ponto de vista do aluno como cidadão e aumento de sua auto estima. Este artigo se ampara em pesquisa bibliográfica, onde a fundamentação teórica se argumenta em teóricos como Cunha, Piaget, Vygotsky, Wallon e Paulo Freire. Esses comentam a necessidade da afetividade, reconhecendo que o cognitivo esta associado aos estímulos do afeto. Os resultados mostram que a afetividade, além de mediar o aprendizado torna possível melhorar as relações interpessoais na escola e em outros ambientes, como trabalho e casa destes alunos. |
Keywords: | Educação de jovens e adultos Sociologia educacional Afetividade |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Dec-2016 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SOARES, Mirza Costa. A influência da afetividade na aprendizagem de jovens e adultos. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MCSoares.pdf | 651.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.