Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2770
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uma análise da implementação da Lei 10.639/03 na educação infantil: a percepção dos professores
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Juceni Santos de
Orientador: Heringer, Rosana
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a implementação da Lei 10639/03 na educação infantil e compreender qual a percepção que os professores tem da aplicabilidade da Lei no cotidiano escolar e dentro e sala de aula. A metodologia usada foi a metodologia qualitativa, através da coleta dados através da pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas, onde o entrevistado espera a pergunta para opinar, de maneira livre. Usamos também levantamento bibliográfico. Buscando entender a ação da Lei e seu alcance, usamos o texto da Lei 10639, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos e para o Ensino da Historia e Cultural Afro-Brasileira e Africana, Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, entre outros autores que discutem o tema atualmente. Com isso, buscamos conhecer as relações que se dão entre alunos e professores, como afirma Gomes (2003) “o olhar lançado sobre o negro e sua cultura, na escola, tanto pode valorizar identidades e diferenças quanto pode estigmatizá-las, discriminá-las, segregá-las e até mesmo negá-las.” (p.172). Buscamos entender como o professor pode contribuir e interferir de maneira - como nos indicam as Diretrizes Curriculares - a desconstruir a discriminação e o preconceito que por ventura venha observar, e de maneira positiva construir estratégias para que exista uma relação entre seus pares e alunos, respeitando a diversidade. Buscamos entender qual a importância da formação do professor, somado a uma sensibilidade em relação ao tema para que ideologias como “democracia racial” possam ser desfeitas e novos conhecimentos possam ser agregados para o fortalecimento da aplicação da lei e sua efetiva aplicação.
Palavras-chave: Educação infantil
Negros
Cultura africana
Cultura afro-brasileira
Legislação
Currículo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Juceni Santos de. Uma análise da implementação da Lei 10.639/03 na educação infantil: a percepção dos professores. 2016. 79 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2770
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSOliveira.pdf808,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.