Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27731

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Tornar-me intelectual negra : do silêncio ao autoreconhecimento da minha voz
Author(s)/Inventor(s): Correia, Nathalia da Silva
Advisor: Xavier, Giovana
Abstract: Este trabalho tem como objetivo discutir o processo de tornar-me uma intelectual negra através do ingresso da disciplina “Intelectuais Negras”, ofertada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como ferramenta pedagógica de resistência, reconstrução curricular e valorização dos saberes produzidos por mulheres negras. A partir da análise do programa da disciplina, das experiências da autora enquanto estudante e monitora, e das práticas vividas em sala de aula, discuto os impactos das epistemologias negras na formação da intelectualidade negra. A pesquisa, construída por meio da escrevivência, propõe a urgência de tornar a disciplina obrigatória, deixando de ser apenas uma eletiva. O trabalho também se debruça sobre formas não hegemônicas de produção de conhecimento, como os ateliês biográficos, que permitiram à autora reconhecer intelectuais negras do seu cotidiano — especialmente sua avó, cuja história atravessa todo o percurso afetivo, acadêmico e político da pesquisa. Ao rememorar sua trajetória familiar, a autora compreende sua própria intelectualidade, marcada por vivências, ancestralidade e afetos. Assim, o estudo afirma a potência das narrativas negras e periféricas como elementos centrais para uma educação antirracista, engajada e transformadora.
Keywords: Escrevivências
Educação
Resistência
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Jul-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CORREIA, Nathalia da Silva. Tornar-me intelectual negra: do silêncio ao autoreconhecimento da minha voz. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NSCorreia.pdf256.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.