Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27737

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudos sociológicos sobre ensino superior : contribuições contemporâneas para o debate sobre acesso e permanência estudantil
Author(s)/Inventor(s): Silva, Taynara Alves Paz da
Advisor: Heringer, Rosana Rodrigues
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar os principais temas do campo de pesquisa do ensino superior brasileiro sobre acesso e permanência estudantil por meio de artigos científicos publicados em revistas acadêmicas na área de educação entre 2023-2024 visando contribuir para o debate contemporâneo, que engloba desafios e dificuldades enfrentadas por estudantes de diferentes perfis, em vários contextos sociais, para acessar e se manter no ensino superior durante a trajetória acadêmica. A metodologia deste trabalho originou-se do projeto PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (CNPq) desenvolvido no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES) da UFRJ, que tinha como eixo principal atualizar as agendas de pesquisa do ensino superior. Transformando-se em uma extensão do projeto, foi a partir dos resultados levantados que esta pesquisa deu continuidade às análises de artigos sobre acesso e permanência no ensino superior, verificando as recentes contribuições que mostram fatores socioeconômicos, educacionais, psicológicos, emocionais, culturais, entre outros, que estão presentes na trajetória acadêmica estudantil no acesso e permanência. Com os resultados buscou-se contribuir para o debate e refletir sobre o acesso e permanência estudantil no Brasil.
Keywords: Ensino superior
Estudantes universitários
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Jul-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Taynara Alves Paz da. Estudos sociológicos sobre ensino superior: contribuições contemporâneas para o debate sobre acesso e permanência estudantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAPSilva.pdf481.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.