Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27737
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Estudos sociológicos sobre ensino superior : contribuições contemporâneas para o debate sobre acesso e permanência estudantil |
| Author(s)/Inventor(s): | Silva, Taynara Alves Paz da |
| Advisor: | Heringer, Rosana Rodrigues |
| Abstract: | A presente pesquisa tem como objetivo apresentar os principais temas do campo de pesquisa do ensino superior brasileiro sobre acesso e permanência estudantil por meio de artigos científicos publicados em revistas acadêmicas na área de educação entre 2023-2024 visando contribuir para o debate contemporâneo, que engloba desafios e dificuldades enfrentadas por estudantes de diferentes perfis, em vários contextos sociais, para acessar e se manter no ensino superior durante a trajetória acadêmica. A metodologia deste trabalho originou-se do projeto PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (CNPq) desenvolvido no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES) da UFRJ, que tinha como eixo principal atualizar as agendas de pesquisa do ensino superior. Transformando-se em uma extensão do projeto, foi a partir dos resultados levantados que esta pesquisa deu continuidade às análises de artigos sobre acesso e permanência no ensino superior, verificando as recentes contribuições que mostram fatores socioeconômicos, educacionais, psicológicos, emocionais, culturais, entre outros, que estão presentes na trajetória acadêmica estudantil no acesso e permanência. Com os resultados buscou-se contribuir para o debate e refletir sobre o acesso e permanência estudantil no Brasil. |
| Keywords: | Ensino superior Estudantes universitários |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 9-Jul-2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | SILVA, Taynara Alves Paz da. Estudos sociológicos sobre ensino superior: contribuições contemporâneas para o debate sobre acesso e permanência estudantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TAPSilva.pdf | 481.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.