Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27761

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Afetividade e responsabilidade docente : contribuições para uma prática humanizadora na educação de jovens e adultos
Author(s)/Inventor(s): Rodrigues, Manuela Lopes Miranda
Advisor: Nicodemos, Alessandra
Abstract: Esta monografia analisa a importância da afetividade na relação professor-aluno no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), compreendendo-a não apenas como expressão de afeto positivo ou acolhimento, mas como um compromisso ético, político e intencional da prática docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, combinando análise bibliográfica com entrevista e observação de aula da professora Flavia Maia, educadora da EJA, cuja prática pedagógica articula diálogo, militância e respeito à trajetória dos estudantes. O referencial teórico se apoia especialmente nos aportes de Paulo Freire e artigos contemporâneos que tratam do papel do diálogo e da afetividade na EJA. Os resultados evidenciam que a afetividade é um eixo central no processo de ensino aprendizagem, atuando como operador pedagógico que fortalece vínculos, estimula a permanência escolar e promove a emancipação dos sujeitos. Conclui-se que a prática docente na EJA requer intencionalidade, responsabilidade e compromisso político, reafirmando a modalidade como espaço de resistência, humanização e transformação social.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Freire, Paulo, 1921-1997
Diálogo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Oct-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RODRIGUES, Manuela Lopes Miranda. Afetividade e responsabilidade docente: contribuições para uma prática humanizadora na educação de jovens e adultos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MLMRodrigues.pdf324.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.