Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27770

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Mediação docente : elemento para a reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva
Author(s)/Inventor(s): Conceição, Aline da
Advisor: Delgado, Adriana Patrício
Abstract: Este estudo objetiva discutir questões acerca da educação inclusiva, bem como debater sobre o papel da mediação docente na aprendizagem sob a perspectiva da Teoria Histórico Cultural de Vigotski. Ao longo do trabalho foram discutidas, ainda, questões relacionadas à formação do professor reflexivo, ressaltando a importância de uma abordagem reflexiva e crítica para o desenvolvimento e atuação profissional. A partir do exposto, a problemática deste estudo se expressa na seguinte questão: em que medida a mediação docente, em uma perspectiva reflexiva, contribui para a aprendizagem da pessoa com deficiência? Para responder tal indagação foi feita uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Mantoan (2003), Vigotski (1991) e Schön (2007). Conjuntamente realizou-se uma pesquisa documental, trazendo como aporte a legislação sobre educação inclusiva, sobretudo, as que asseguram os direitos da Pessoa com Deficiência, tais como: Constituição Federal (1988); Declaração de Salamanca (1994); Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Os resultados encontrados sugerem que a intervenção pedagógica apropriada é fundamental, cabendo ao educador se colocar como um mediador no desenvolvimento dos processos de aprendizagem. Ademais indicam que o exercício reflexivo do professor, sobre a sua prática pedagógica, possibilita mudanças no contexto educacional frente às demandas postas pela educação inclusiva.
Keywords: Educação inclusiva
Educação especial
Mediação
Práticas pedagógicas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Sep-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: Conceição, Aline da. Mediação docente: elemento para a reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AConceicao.pdf544.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.