Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27770
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Mediação docente : elemento para a reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva |
| Author(s)/Inventor(s): | Conceição, Aline da |
| Advisor: | Delgado, Adriana Patrício |
| Abstract: | Este estudo objetiva discutir questões acerca da educação inclusiva, bem como debater sobre o papel da mediação docente na aprendizagem sob a perspectiva da Teoria Histórico Cultural de Vigotski. Ao longo do trabalho foram discutidas, ainda, questões relacionadas à formação do professor reflexivo, ressaltando a importância de uma abordagem reflexiva e crítica para o desenvolvimento e atuação profissional. A partir do exposto, a problemática deste estudo se expressa na seguinte questão: em que medida a mediação docente, em uma perspectiva reflexiva, contribui para a aprendizagem da pessoa com deficiência? Para responder tal indagação foi feita uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Mantoan (2003), Vigotski (1991) e Schön (2007). Conjuntamente realizou-se uma pesquisa documental, trazendo como aporte a legislação sobre educação inclusiva, sobretudo, as que asseguram os direitos da Pessoa com Deficiência, tais como: Constituição Federal (1988); Declaração de Salamanca (1994); Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Os resultados encontrados sugerem que a intervenção pedagógica apropriada é fundamental, cabendo ao educador se colocar como um mediador no desenvolvimento dos processos de aprendizagem. Ademais indicam que o exercício reflexivo do professor, sobre a sua prática pedagógica, possibilita mudanças no contexto educacional frente às demandas postas pela educação inclusiva. |
| Keywords: | Educação inclusiva Educação especial Mediação Práticas pedagógicas |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 13-Sep-2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | Conceição, Aline da. Mediação docente: elemento para a reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AConceicao.pdf | 544.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.