Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2778
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O uso de drogas e o recolhimento compulsório de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Araújo, Micheli Melo S. de
Orientador: Sousa, Charles Toniolo de
Resumo: O estudo de crianças e adolescentes em situação de rua que fazem uso de drogas é um tema causador de grandes debates e polêmicas não só entre os pesquisadores da área, mas perante a sociedade também. Temos ciência que a questão do consumo de drogas está atrelada a uma perspectiva histórica, levando em conta os processos que transformaram os hábitos da sociedade. Neste sentido, é importante ressaltar que as políticas públicas voltadas para esse público alvo ainda não foram e ainda não são eficazes o suficiente para dar conta da crescente demanda. Em torno dessa discussão, surge o enfrentamento de modelos de tratamentos baseados em métodos proibicionistas e outros dispostos a utilizar a redução de danos como forma de atenuar os riscos e respeitar a vontade do indivíduo. Em meio a isso, a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, através do Protocolo do Serviço Especializado em Abordagem Social, autoriza a internação compulsória dessa parte da população. O trabalho tem como proposta discutir se esse método de abordagem tem uma lógica de proteção ou de higienização da cidade, visando contribuir para o debate que acerca o tema. Em torno disso, o objetivo é uma reflexão crítica sobre as práticas das políticas públicas para população de rua e usuária de drogas.
Palavras-chave: Menor abandonado
População de rua
Políticas públicas
Drogas
Crack
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR
Departamento: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ARAÚJO, Micheli Melo S. de. O uso de drogas e o recolhimento compulsório de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro. 2015. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2778
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMAraújo.pdf742,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.