Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2779
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Atenção psicossocial e cidadania: estudo sobre a qualidade de vida das pessoas com transtornos mentais através da experiência do CAPS Ernesto Nazareth.
Author(s)/Inventor(s): Marques, Amanda Rodrigues
Advisor: Nicacio, Erimaldo Matias
Abstract: Estudo realizado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Ernesto Nazareth localizado no bairro da Ilha do Governador situado no Rio de Janeiro-RJ e teve como objetivo investigar como os profissionais deste serviço percebem o impacto das ações de atenção psicossocial na qualidade de vida dos usuários e as dificuldades encontradas pela equipe na realização de seu trabalho. Para tal estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas baseadas num roteiro prévio com os profissionais Staffs da equipe do CAPS. Para que pudesse obter informações a cerca do cotidiano do dispositivo e também sobre a percepção dos profissionais tanto na Saúde Mental quanto na vida do usuário atendido. Mostrando ao decorrer do estudo a importância da saúde mental nos dispositivos inovadores, para uma melhor qualidade de vida das pessoas com transtornos mentais. E a partir dos resultados obtidos se fazer uma analise crítica com base no que se foi visto ao decorrer do estudo. Foram vistos avanços e retrocessos na esfera da saúde como um todo, não só da saúde mental, insatisfação dos profissionais entrevistados em questões da própria instituição e fora dela, dificuldades no trabalho da equipe e discussões em relação a conquista possível da autonomia. Todos os resultados obtidos foram analisados, para cada ponto destacado houve uma discussão com o propósito de dar maior visibilidade a questões recorrentes que sob a visão, respaldada de estudos a cerca do assunto, parecem por muitas vezes não avançar. Foi observado que ainda há preconceito por parte da população em relação ao paciente com transtornos mentais, além da segregação por parte da sociedade do mesmo pelo desconhecimento a cerca da saúde mental. Verificou-se também a questão da autonomia, que através de exemplos relatados na entrevista, foi alcançada de acordo com a especificidade de cada usuário.
Keywords: Serviços de saúde mental
Cidadania
Reforma psiquiátrica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA HABITACAO
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MARQUES, Amanda Rodrigues. Atenção psicossocial e cidadania: estudo sobre a qualidade de vida das pessoas com transtornos mentais através da experiência do CAPS Ernesto Nazareth. 2015. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMarques.pdf558.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.