Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27808

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Brincar para resistir : a brincadeira como resistência cultural e identidade indígena na aldeia MARAKA’NÀ
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Thais de Amorim
Advisor: Silva, Rita de Cássia de Oliveira e
Abstract: Este trabalho faz parte de uma pesquisa de caráter narrativo-autobiográfico, fundamentado na metodologia de Graça Reis (2023), que valoriza a pluralidade dos saberes e das experiências. A pesquisa foi desenvolvida a partir da vivência da autora na Aldeia Maraka’nà, um território indígena situado em contexto urbano. Sendo assim, teve como objetivo principal identificar as principais brincadeiras presentes no cotidiano das crianças das etnias Guajajara e Potiguara, compreendendo como essas práticas lúdicas expressam modos próprios de existir e transmitir conhecimento. O trabalho dialoga teoricamente com Antônio Bispo dos Santos (2023), Ailton Krenak (2019) e Daniel Munduruku (2018) cujas as contribuições aprofundam a compreensão das territorialidades, das ancestralidades, das infâncias indígenas e da forma de existência que atravessa a pesquisa. Além disso, relaciona momentos da vivência com os conceitos de Rufino (2019) com a Pedagogia da Encruzilhada e Pacheco (2006) com a Pedagogia Griô. Desta forma, o trabalho reconhece a brincadeira como elemento central da identidade indígena, entendendo-a como prática de resistência cultural e transmissão de saberes.
Keywords: Indígenas na cultura popular
Cultura
Resistência
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Nov-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERREIRA, Thais de Amorim. Brincar para resistir: a brincadeira como resistência cultural e identidade indígena na aldeia MARAKA’NÀ. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAFerreira.pdf2.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.