Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2822
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A lei de OHM em cinco lições |
Author(s)/Inventor(s): | Amaral, Nazareno do Nascimento |
Advisor: | Barros, Susana de Souza |
Abstract: | Proposta alternativa para ensinar a lei de Ohm, o efeito Joule e a potência elétrica em cinco (5) aulas. Elaborada a partir da observação das dificuldades dos alunos no aprendizado de física (eletricidade), está direcionada para professores de física do ensino médio e discutirá: i) As grandezas físicas da lei de Ohm utilizando uma atividade experimental análogo mecânico que descreve e correlaciona o fenômeno da condução de elétrons (corrente elétrica) e um dispositivo elétrico resistivo. ii) O funcionamento de alguns dispositivos elétricos resistivos, sua utilização de maneira, segura e os cuidados para evitar acidentes. iii) O efeito Joule, a partir da demonstração de uma atividade experimental e sua aplicação no cotidiano através de dispositivos elétricos de uso doméstico (lâmpada, chuveiro elétrico e ferro elétrico de passar roupa). iv) A potência elétrica, com base em uma conta de luz residencial, para analisar consumo de energia elétrica, fazer leitura dos relógios medidores, calcular custo de consumo de energia e dar esclarecimento sobre potência nominal dos dispositivos elétricos. vi) As vantagens para o consumidor na utilização da voltagem de 220 volts, economia de energia elétrica e os riscos das instalações clandestinas (o gato). É muito importante também a discussão dos problemas trazidos a sociedade pelas instalações elétricas irregulares. vii) As grandezas físicas tensão, corrente elétrica, resistência elétrica, efeito Joule e potência elétrica no contexto de uma instalação elétrica residencial, dando ênfase a necessidade de proteger o circuito elétrico e de evitar sobrecarga. As aulas estão organizadas para serem desenvolvidas em duas etapas. Na primeira os alunos executam, em grupo, a atividade experimental orientada para os objetivos da aula, com a finalidade de se familiarizarem com o fenômeno e as grandezas físicas envolvidas no experimento. Na segunda, o professor aborda conceitos das grandezas físicas relevantes, faz correlação com as atividades experimentais e trata de sua utilização no cotidiano. A primeira aula trata das grandezas físicas voltagem, corrente elétrica e resistência elétrica que devem ser identificadas através da analogia entre uma lanterna e um análogo mecânico de corrente elétrica. A segunda aula discute a primeira lei de Ohm através do resultado de medidas das grandezas físicas relacionadas com a lei, efetuadas em um circuito elétrico resistivo. A terceira aula discute a segunda lei de Ohm utilizando s resultado de medidas da corrente que circula em um circuito elétrico resistivo, através de condutores elétricos com resistividade e comprimento diferentes. A quarta aula tem como objeto de estudo o fenômeno do efeito Joule, através de um circuito elétrico resistivo com condutores subdimensionados. A quinta aula faz uma abordagem sobre a importância da lei de Ohm, do efeito Joule e da potência elétrica no projeto de uma instalação elétrica residencial. |
Keywords: | Lei de OHM Resistência elétrica |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Nov-2007 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NNAmaral.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.