Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2823
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A termologia em cursos técnicos de mecânica nos processos de fundição
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Eduardo de
Orientador: Barros, Susana de Souza
Resumo: Estabelece relações entre a Física e a sua inserção no ensino tkcnico de Mecânica no que diz respeito a processos de fundição. Dessa forma, busca-se estabelecer as conexões necessárias entre a disciplina Produção Mecânica do ensino profissional e a Física pertinente. Entende-se que a partir da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação-9394/1996), o ensino profissional passou a ser ministrado concomitante ao ensino médio, ou como complementação em um curso pós-médio com duraqão de um ano ou mais. Isso representa para o aluno a possibilidade de ter uma profissão antes de ingressar em urna universidade. Num levantatnento feito em estabelecimentos de ensino técnico, o CEFET-RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica) e a Escola Tkcnica Estadual Juscelino Kubtsheck, verificou-se que existem dois modos de ensino: o regular, que tem a parte técnica profissional inserida na carga horária do aluno, e, o pbs-médio, aquele em que há somente a parte profissional, já que o aluno concluiu o ensino regular. Examinando-se o material do ensino das disciplinas técnicas dessas instituições, foi possível perceber a despreocupação em integrar a Física com o conteúdo ensinado nas disciplinas técnicas de Mecânica. As apostilas e livros utilizados na disciplina pertinente – Produção Mecânica – só fornecem informações a respeito das operações, como tornear, soldar, fundir, sem o objetivo de interligar os processos mecânicos e os respectivos conceitos fisicos. Como complemento para atingir o objetivo geral do trabalho, desenvolveu-se um material voltado ao ensino de processos de fundição de metais, que estabelece suas características, processos e o conteúdo da Física a ser tratada no decorrer do ensino. Este trabalho poderá, ainda, possibilitar um maior suporte da disciplina aos alunos do ensino pós-médio, que podem ter dificuldades em identificar os conceitos físicos dentro da fundição.
Palavras-chave: Mecânica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA
Departamento: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2823
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EAlmeida.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.