Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2825
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O uso da avaliação formativa e dos modelos mentais em busca de uma aprendizagem significativa
Autor(es)/Inventor(es): Freitas, Ricardo de Oliveira
Orientador: Chaves, Francisco Arthur Braun
Resumo: Apresenta a possibilidade de se utilizar as representações mentais formadas pelos estudantes ao longo do período letivo, em suas tarefas pedagógicas, como um recurso adicional que os professores possam usar para avaliar se seus alunos estão tendo uma aprendizagem significativa. O trabalho é baseado nas teorias de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e dos Modelos Mentais de Johson-Laird. Nosso estudo baseou-se numa pesquisa bibliográfica em artigos, revistas e teses, onde se buscou uma forma de interligar as duas teorias através da avaliação formativa. Ao final do trabalho são apresentados alguns exemplos de representações mentais de estudantes de tese de mestrado, tipos de representações mentais, utilizadas por estudantes de física geral, na área de mecânica clássica e possíveis modelos mentais. nessa área, de Maria do Carmo Baptista Lagreca.
Palavras-chave: Ensino de física
Aprendisagem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Departamento: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2825
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