Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2826
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Física nas atividades rústicas aplicando a metodologia de Paulo Freire
Autor(es)/Inventor(es): Reis, Edson Dias
Orientador: Moreira, Lígia Farias
Resumo: Apresentamos as principais ideias de Paulo Freire e aplicamos sua essência no ensino de conceitos físicos. É importante frisar que alunos do ensino médio público estadual, em escolas de periferias não estão, na realidade, com o conhecimento no patamar desejado. Isso releva a importância da utilização de uma linguagem acessível a condição dos alunos. A questão da motivação, no ensino de física, pode ser desenvolvida utilizando a história da ciência, elementos do cotidiano e a descrição matemática. Em nosso trabalho simulamos uma escola de periferia, onde o público-alvo, na sua maioria, sobrevivem com atividades rústicas. Apresentamos, em uma tabela, alguns elementos motivadores, que são utensílios, geralmente, usados na prática de atividades rústicas. A seguir, montamos duas aulas, onde são desenvolvidos os conceitos físicos e a utilização de material citados nas atividades acima, para demonstração dos mesmos.
Palavras-chave: Ensino da física
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Departamento: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2826
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDReis.pdf4,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.