Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2847
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A física da química, da biologia, da história, da geografia... da vida |
Author(s)/Inventor(s): | Schlüter, Helga Elizabeth Pinheiro |
Advisor: | Moreira, Lígia de Farias |
Abstract: | Demonstra a importância da interdisciplinaridade no aprendizado do aluno, sob a forma da integração de disciplinas, sendo trabalhadas por uma equipe de professores de diversas matérias, fazendo as conexões entre seus saberes com os saberes dos outros professores, aparentemente diferentes e distantes, abordando e solucionando por diferentes ângulos o mesmo problema. O tema escolhido: Mangue, tem como objetivo mostrar aos alunos de nossas redondezas o quanto é importante zelar pelo seu meio ambiente, não somente para sua geração, como também para as gerações futuras. Dessa forma o estudo é realizado demonstrando tudo o que um mangue poluído pode causar de prejuízo, em termos financeiros, sociais e de meio ambiente. Para que tal dimensão seja bem entendida é importante o enfoque e a presença de todas as disciplinas, cada urna dando o seu 'zoom' do quanto existe dentro de um mangue, muito mais do que simplesmente podemos ver, muito mais do que as escalas macro e micro, muito mais do que podemos quantificar. Poderíamos pensar nas indústrias, pela Geografia, ou pelo índice de refração no belo pôr do sol poluído analisando pela Física, poderíamos tentar calcular o quanto está se perdendo de alimento pela matemática, ou quanto de gases-estufa está sendo produzido, se abordarmos pela química. Pela história poderíamos pensar no descaso do homem durante muitos anos e agora sua evolução de pensamento, a influência que exerce sobre a população e que tipo de conscientização pode ser desenvolvida. Pela Biologia analisaríamos a biodiversidade não respeitada, as doenças provocadas pela poluição e, finalmente em português e inglês, textos e redações podem ser facilmente explorados, pedindo-se pesquisa sobre o tema expressas sob a forma de textos diferentes, como poesia, prosa, comunicação, etc. As atuais necessidades de mercado fazem com que seja necessário o cidadão capaz de analisar, investigar, criticar e não apenas reproduzir, para isso, se toma imprescindível um estudo interligado e não mais conceitos desconectados de uma estrutura de pensamento. E fundamental que o aluno compreenda, e não apenas que saiba fazer. O aluno deve aprender a aprender. |
Keywords: | Ensino de ciências |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Apr-2003 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HShluter.pdf | 2.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.