Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2858
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Uma proposta de ensino do conceito campo magnético utilizando aplicações do cotidiano
Author(s)/Inventor(s): Quintal, João Ricardo
Advisor: Santos, Wilma Machado Soares
Abstract: Apresenta uma proposta alternativa de ensino dos conceitos sobre o Magnetismo para os alunos do Ensino Médio. Destina-se também aos alunos do curso de Licenciatura em Física, bem como aos professores de Física do Ensino Médio. O trabalho baseia-se nas recomendações dos PCN e na teoria construtivista da Aprendizagem Significativa. O conteúdo do trabalha foi elaborado a partir de um levantamento de conhecimentos prévios de alunos do Colégio Impacto, em turmas de oitava série do Ensino Fundamental e da segunda série do Ensino Médio da rede de ensino particular, cujo objetivo principal foi investigar a relevância do tema na vida dos alunos. As sugestões de experiências, exemplos, perguntas e respostas a questões de vestibulares, que estabelecem vínculos entre a teoria e o cotidiano, foram obtidos como organizadores prévios de acordo com as diretrizes da teoria da aprendizagem significativa.
Keywords: Campo magnético
Ensino e Aprendizagem
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2003
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JRQuintal.pdf12.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.