Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2858
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uma proposta de ensino do conceito campo magnético utilizando aplicações do cotidiano
Autor(es)/Inventor(es): Quintal, João Ricardo
Orientador: Santos, Wilma Machado Soares
Resumo: Apresenta uma proposta alternativa de ensino dos conceitos sobre o Magnetismo para os alunos do Ensino Médio. Destina-se também aos alunos do curso de Licenciatura em Física, bem como aos professores de Física do Ensino Médio. O trabalho baseia-se nas recomendações dos PCN e na teoria construtivista da Aprendizagem Significativa. O conteúdo do trabalha foi elaborado a partir de um levantamento de conhecimentos prévios de alunos do Colégio Impacto, em turmas de oitava série do Ensino Fundamental e da segunda série do Ensino Médio da rede de ensino particular, cujo objetivo principal foi investigar a relevância do tema na vida dos alunos. As sugestões de experiências, exemplos, perguntas e respostas a questões de vestibulares, que estabelecem vínculos entre a teoria e o cotidiano, foram obtidos como organizadores prévios de acordo com as diretrizes da teoria da aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Campo magnético
Ensino e Aprendizagem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
Departamento: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jan-2003
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2858
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRQuintal.pdf12,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.