Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2876
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os brinquedos e o ensino de física
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Marcelo Panta da
Orientador: Moreira, Lígia de Farias
Resumo: Proposta elaborada com a intenção de ajudar os professores em sua tarefa de passar conhecimentos de Física aos alunos, de uma forma inovadora, desmistificando a ideia de que essa disciplina, junto com a de matemática é muito difícil de ser aprendida, o que resultou na introdução de aulas teórico-experimentais. Para tanto, novas metodologias foram posta em prática, e uma delas foi o uso do lúdico, ou seja, emprego de brinquedos. A nossa proposta consiste em levar brinquedos para a sala de aula, os quais se tornarão elementos que estimularão os alunos a pensarem. Brinquedos e jogo são objetos de grande atenção para a garotada e os adolescentes no geral. Nesse material há um desafio para cada idade, para cada nível de cognição. De posse desse recurso, o professor induz o educando a discutir o funcionamento dos brinquedos, em aula, e também questionar situações do seu dia a dia, a fim de avaliar seus conhecimentos prévios, obtendo-se dessa forma a avaliação diagnóstica do alunado. Os brinquedos adquiridos são simples e de baixo custo, o que permitiu que eles fossem facilmente obtidos. Esses brinquedos foram catalogados em tabelas, as quais formam divididas em tópicos do livro de Física do Alberto Gaspar. De posse desses brinquedos levantados foram criadas duas aulas experimentais, para exemplificar. Desenvolvemos, portanto, uma aula sobre lançamentos verticais, horizontais e oblíquos utilizando uma rampa de brinquedo e uma bola e uma aula sobre pressão fazendo uso de uma pistola d'água. A ideia destas aulas é aplicar o recurso lúdico levantando perguntas sobre o experimento, e com base na resposta dos alunos (concepções prévias), iniciar uma aula, priorizando os conteúdos menos compreendidos.
Palavras-chave: Brinquedos
Ensino de física
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Departamento: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2876
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPSilva.pdf3,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.