Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2890
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Avaliação: construção ou julgamento no cotidiano escolar? |
| Author(s)/Inventor(s): | Silva, Sandro Araújo da |
| Advisor: | Moreira, Lígia de Farias |
| Abstract: | Esta pesquisa se fundamenta nos princípios de uma avaliação que voltada para a emancipação do aluno, em todos os seus sentidos; que passe a questionar a avaliação tradicional, para dar espaço a uma avaliação que vise o progresso do educando, para que futuramente venha a se tornar um cidadão crítico, democrático e autônomo. Para a coleta de dados, utilizamos dois questionários: um questionário que continha quatro questões, para o professor, referentes a avaliação da aprendizagem e um outro, para o aluno, que continha oito questões referentes a avaliação da aprendizagem. Nos resultados observamos que a avaliação usada de uma forma diagnóstica, ou seja, deixar de fazer um julgamento da aprendizagem do aluno, para servir como momento capaz de revelar o que o mesmo já sabe, os caminhos que percorreu para alcançar o conhecimento demonstrado, seu processo de construção de conhecimento, podendo potencializar, revelar suas possibilidades de avanços e suas necessidades para que as supere. A avaliação neste sentido propicia um momento de mudança, avanço, progresso, enfim aprendizagem. Ela é processual, contínua, participativa, diagnóstica e investigativa. |
| Keywords: | Avaliação da aprendisagem |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
| Production unit: | Instituto de Física |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | Feb-2005 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SASilva.pdf | 2.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.