Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2900
Tipo: Dissertação
Título: Um modelo de simulação e operação de um sistema de irrigação com reservatórios em rios intermitentes
Autor(es)/Inventor(es): Carmo Filho, Arthur Arcanjo do
Orientador: Salazar, Pedro Luis Antônio Guerrero
Resumo: Estuda a melhor utilização de um suprimento hídrico regularizado por um sistema de reservatórios em um sistema de irrigação. Foram utilizados modelos de geração de deflúvios mensais, de simulação de sistemas de irrigação e de operação dos reservatórios. Para a geração de deflúvios mensais foi empregada uma metodologia de análise de estrutura de série de vazões em rios intermitentes, identificando- se um modelo para elas e, com este, se gerou um conjunto de séries sintéticas mensais. Neste conjunto se estimaram os períodos críticos e os volumes de regularização, correspondentes para uma descarga regularizada, relativos a regularização da série histórica, efetuando~se posteriormente uma análise de frequência daqueles volumes. Em continuação, foram analisados os requerimentos de água para os cultivos para uma sequência de áreas irrigadas incrementais, e aplicou-se técnicas de simulação de sistema de irrigação baseadas no critério do máximo benefício. Com as demandas identificadas simulou-se a operação do reservatório equivalente, a fim de se estudar o seu comportamento com aquelas demandas sob diversas hipóteses, considerando ainda, a evaporação no espelho d'água como a perda mais significativa. As aplicações desta metodologia, foram realizadas no projeto de Morada Nova, no Vale do Banabuiu, no Estado do Ceará. Os resultados obtidos são apresentados e discutidos, onde se pode concluir que mesmo nas situações mais desfavoráveis do período crítico o suprimento hídrico disponível satisfará as demandas do projeto, e indicando a confiabilidade dos volumes excedentes para irrigação de outras áreas ajusante.
Resumo : Selection of alternative for better use of the regulated water supply of on irrigation system for irrigation purpose was the objective of this study. Mathematical models for generation of monthly streamflow, for simulation of irrigation system and for reservoir operation were used. A methodology for the analysis of the structure of monthly streamflow series in intermittent rivers was used to identify a model for generation of monthly series. The critical period and the corresponding volume for a given regulated discharge were estimated for the set of generated series. Their frequency analysis was performed in order to analyze the reliability of supply. The irrigation water requirements for a set of selected crops were calculated and a simulation of the operation of the irrigation system was made using the criteria of maximum benefit and incremental areas. With the demands identified, the simulation of the operation of an equivalent reservoir system was performed. The application of the above methodology was made to the Morada Nova Project in the Banabuiu Valley in the State of Ceará.
Palavras-chave: Recursos hídricos (gerenciamento)
Irrigação
Simulação
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ENGENHARIA HIDRAULICA::HIDROLOGIA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-1978
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2900
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
150098.pdf4,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.