Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2923
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | As dificuldades do ensino de física para surdos: proposta de ensino de ondas sonoras numa abordagem contextualizada |
Author(s)/Inventor(s): | Ferreira, Gabriel da Cruz |
Advisor: | Pimentel Junior, Roberto Affonso |
Abstract: | Discute e propõe soluções para as fragilidades do ensino de física para surdos, fazendo uso de recursos audiovisuais e propondo uma metodologia de ensino baseada na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, além de sugerir um roteiro de aula para introdução de conceitos de física relativos a ondas mecânicas, especificamente ondas sonoras como fator motivador. A estrutura desse trabalho é essencialmente dividida em: Breve história da surdez, onde são enfatizadas as lutas dos surdos ao longo dos séculos por direitos, algo primordial na compreensão da formação e complexidade de sua comunidade e métodos de ensino-aprendizagem; Fundamentação teórica, onde desenvolve-se o raciocínio e física relacionadas para a transmissão do conteúdo a estes alunos, como também informações sobre o ouvido humano; Metodologias de ensino, onde se propõe explicitar o método de ensino a ser utilizado e a intervenção pedagógica a ser aplicada; Considerações finais, onde a proposta é concatenar as informações e avaliar a execução deste trabalho. |
Keywords: | Ensino de física Ondas sonoras Surdez |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ACUSTICA |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Dec-2016 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gabriel da Cruz Ferreira 2016.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.