Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2923
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: As dificuldades do ensino de física para surdos: proposta de ensino de ondas sonoras numa abordagem contextualizada
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Gabriel da Cruz
Advisor: Pimentel Junior, Roberto Affonso
Abstract: Discute e propõe soluções para as fragilidades do ensino de física para surdos, fazendo uso de recursos audiovisuais e propondo uma metodologia de ensino baseada na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, além de sugerir um roteiro de aula para introdução de conceitos de física relativos a ondas mecânicas, especificamente ondas sonoras como fator motivador. A estrutura desse trabalho é essencialmente dividida em: Breve história da surdez, onde são enfatizadas as lutas dos surdos ao longo dos séculos por direitos, algo primordial na compreensão da formação e complexidade de sua comunidade e métodos de ensino-aprendizagem; Fundamentação teórica, onde desenvolve-se o raciocínio e física relacionadas para a transmissão do conteúdo a estes alunos, como também informações sobre o ouvido humano; Metodologias de ensino, onde se propõe explicitar o método de ensino a ser utilizado e a intervenção pedagógica a ser aplicada; Considerações finais, onde a proposta é concatenar as informações e avaliar a execução deste trabalho.
Keywords: Ensino de física
Ondas sonoras
Surdez
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ACUSTICA
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel da Cruz Ferreira 2016.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.