Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2945
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Jornalismo colaborativo: novo exercício da cidadania na pólis cibernética
Autor(es)/Inventor(es): Pimentel, Isabela Duarte
Orientador: Castro, Paulo César
Resumo: Analisa como as potencialidades das ferramentas da web, em especial, as utilizadas no âmbito do jornalismo colaborativo, podem ser relacionadas à prática da cidadania, na chamada “sociedade em rede”. Desde que chegou ao domínio público, em 1984, a internet alterou as diversas mídias já existentes e consolidadas, e um dos marcos fundamentais foi a emergência da noção de rede, modificando as formas de participação e a própria idéia de comunidade, já que agora o público exerce a vigilância participativa. Para além do aspecto tecnológico, a criação de espaços destinados à participação do público, pelo envio de material produzido (textos, vídeos, fotos) ou comentários, está reconfigurando as práticas comunicativas na web e o próprio exercício do jornalismo. A multiplicidade de pólos emissores de conteúdo noticioso, propiciada pelo boom de sites atualizados constantemente por usuários, que atuam de forma ativa, enviando suas colaboração, leva a um questionamento sobre o papel desempenhado pelas audiências e leitores, que deixam de ser meros receptores de conteúdos, no modelo de “um para todos”, e tornam-se também produtores de um discurso. Sendo assim, a cidadania, entendida como possibilidade de participação ativa do indivíduo na cena política, atua em consonância com o acesso à informação, controle de sua distribuição e a liberdade de escolha do indivíduo.
Palavras-chave: Ambiente colabortivo
Cidadania
Web 2.0
Jornalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Jul-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PIMENTEL, Isabela Duarte. Jornalismo colaborativo: novo exercício da cidadania na pólis cibernética. 2010. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2945
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IPimentel.pdf559,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.