Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2959
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A utilização da música como estímulo e fixador de conceitos no ensino da refração na ótica geométrica
Autor(es)/Inventor(es): Cordeiro, Gabriel Manoel da Costa
Orientador: Moreira, Lígia de Farias
Resumo: Lecionando em turmas preparatórias aos concursos de admissão para escolas de formação das Forças Armadas, nesses quatro anos, pude constatar que o mesmo desanimo e falta de motivação apresentada pelos alunos do ensino regular e enfrentado pelos professores ocorre nessa modalidade de “ensino”. O que parece contraditório, uma vez que esses cursos são pagos. Enfrentando essa realidade, busquei novas metodologias que pudessem mudar esse quadro geral e motivassem os alunos para o estudo da Física. Encontrei na utilização da música uma maneira lúdica e eficaz de aumentar o interesse da classe e do nível de participação dos alunos durante as aulas. Neste trabalho analisamos o desempenho dos alunos de quatro turmas preparatórias as escolas militares quando submetidos ao estudo da refração da luz utilizando a música. Utilizaremos a faixa no. 14 do CD ADORO FÍSICA. Nosso principal objetivo será o de tentar mensuram os possíveis benefícios que essa metodologia pode trazer para a memorização dos conceitos desenvolvidos na sala e trabalhadas na letra da música.
Palavras-chave: Ótica geométrica
Música
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA
Departamento: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2002
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2959
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GMCCordeiro.pdf3,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.