Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2979
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A representação da violência na mídia e a experiência coletiva do crime: o caso da ocupação do Complexo do Alemão
Autor(es)/Inventor(es): Medeiros, Raquel Lima
Orientador: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Resumo: Expõe como a criminalidade nas grandes cidades, especialmente no Rio de Janeiro, tem sido objeto de barganha política, além de legitimar estigmas da população pobre perante a classe média. Aliada a esta, a mídia atua de maneira peculiar na representação da violência urbana criando novas demandas de punibilidade e de recrudescimento penal. O sentimento de vulnerabilidade e medo da vitimização verificado de forma espetacular na classe média, passa a fundamentar narrativas maniqueístas, em que o criminoso não se sujeita mais às mesmas garantias do cidadão de bem. Ademais, a favela aparece como a principal fonte das mazelas urbanas, haja vista ter se tornado sinônimo de território sitiado pelo tráfico de drogas. Este, por sua vez, carrega com privilégio a carga de valores do crime e se torna o símbolo do inimigo – o traficante. Deste modo, procura-se evidenciar a institucionalização da experiência coletiva do crime, percebida no caso do Rio de Janeiro pela guerra ao terror do tráfico de drogas. Para exemplificá-la, a pesquisa se atém às construções discursivas de textos jornalísticos relativos à ocupação do Complexo de Favelas do Alemão, publicados em “O Globo” de 22 a 29 de novembro de 2010.
Palavras-chave: Violência
Jornalismo impresso
Complexo do Alemão (Rio de Janeiro, RJ)
Análise do discurso
O Globo (jornal)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jul-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MEDEIROS, Raquel Lima. A representação da violência na mídia e a experiência coletiva do crime: o caso da ocupação do Complexo do Alemão. 2011. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2979
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMedeiros.pdf251,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.