Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/305
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O corpo fala
Autor(es)/Inventor(es): Mattos, Rafael Puetter
Orientador: Leblanc, Paola
Resumo: Curta-metragem sobre a importância da linguagem não-verbal nos processos comunicativos dos humanos. Uma ficção baseada no livro “O Corpo Fala”, de Pierre Weil e Roland Tompakov. Instrumento de aprendizagem e decodificação do significado por trás de gestos e movimentos dos humanos. Olhar sobre o corpo humano como poderoso instrumento de comunicação, que dá sinais constantes ao mundo externo dos mais íntimos sentimentos, sem que se perceba. Uma linguagem pouco explorada e difundida que, após diversos estudos, demonstrou ter grande importância em campos desde a psicologia até a política. No curta-metragem, através da história de três personagens, junto com um narrador, dá-se a descoberta das intenções que motivam diversos movimentos. Com estética de um vídeo institucional, apresenta-se a linguagem não-verbal dos corpos como um sistema de códigos que pode ser aprendido, tanto pela observação de terceiros quanto pela do próprio corpo. Relatório técnico com a descrição das etapas da produção audiovisual.
Palavras-chave: Audiovisual
Comunicação não-verbal
Curta-metragem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Dez-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MATTOS, Rafael Puetter. O Corpo Fala. 2008. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
URI: http://hdl.handle.net/11422/305
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELATÓRIO_vfinal.pdf326,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.