Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3088
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O papel da observação na construção de um modelo científico: a flutuação dos corpos
Autor(es)/Inventor(es): Teimo, Valdeci
Orientador: Almeida, Maria Antonieta Teixeira de
Coorientador: Barros, Susana de Souza
Resumo: Buscamos introduzir no ensino de Física da escola secundária, por meio de um vídeo didático de modelagem para o fenômeno do Empuxo, o conceito de Método Científico. A ideia é que através de elementos concretos presentes na observação, passemos à experimentação, à elaboração de hipóteses, testagem e posteriormente à generalização, quando então é possível que cheguemos a um nível de abstração que permita ao aluno, no futuro, discutir o fenômeno onde quer que ele esteja presente. Tendo como ponto de partida a observação da f1utuação de diferentes corpos, são apresentadas de forma explícita as diversas etapas que estruturam o que é conhecido como método científico, e como a sua utilização pode nós auxiliar na construção do conhecimento. Trata-se da produção completa de um vídeo didático num referencial que busca enfatizar o desenvolvimento do modelo científico e é uma suposição de que a ciência, quando tratada numa linguagem simples, é capaz de promover de forma satisfatória o desenvolvimento intelectual do aluno, podendo ainda funcionar como estímulo à descoberta, à compreensão dos fenômenos da natureza e do desenvolvimento de suas estruturas de raciocínio.
Palavras-chave: Método científico
Ensino de física
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Departamento: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2000
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/3088
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VTelmo.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.