Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/309
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os mecanismos de identificação na ilustração editorial dos meios de comunicação e dos livros infantis
Autor(es)/Inventor(es): Cristóvão, Amélia Rodrigues Meio Dia
Orientador: Villaça, Nízia Maria Souza
Resumo: Analisa a edição de livros para o ensino particular em Angola, a partir da bibliografia apresentada. Parte-se do principio que no ensino particular ainda com grande influência colonial os livros estão estritamente ligados a uma literatura infantil dirigida para um público selecionado sem se ter em conta o nativo (povo angolano genuíno). Após a independência de Angola, assume o poder e começa a fazer uma série de mudanças que leva à discórdia parcial da população que se beneficia do ensino que se apresenta nesta pesquisa de final de curso. O desenvolvimento da monografia – que dá ênfase à mudança na edição da literatura infantil para o ensino particular fundamental, no período colonial, no período pós-colonial e na atualidade. Faz-se uma comparação na edição desta literatura, focalizando os mecanismos de identificação através de ilustrações, e de linguagens utilizadas para os selecionados e para os não selecionados, e também as diferenças no aprendizado, levando sempre em consideração que o poder político antes estava nas mãos dos portugueses (colonizadores) e depois passa para as mãos de um grupo que além de nativo discrimina os outros grupos étnicos o que acaba levando a uma guerra que dura mais de trinta anos. Num contexto editorial passa-se em revista todas as etapas que um editor faz a fim de identificar mecanismos de como ilustrar uma edição para as escolas nacionais do ensino fundamental particular. Após a independência o ensino passa a ser estatal e ainda assim sofre alguns desníveis que não correspondem à realidade angolana, segundo as suas tradições e costumes.
Palavras-chave: Produção editorial
Livro infantil
Angola
Escola
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Ago-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CRISTÓVÃO, Amélia Rodrigues Meio Dia. Os mecanismos de identificação na ilustração editorial dos meios de comunicação e dos livros infantis Angola. 2006. 70 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
URI: http://hdl.handle.net/11422/309
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA AMELIA.pdf769,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.