Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3110
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Náufragos e cemitérios: Lima Barreto e Gabriel Garcia Márquez entre a literatura e o jornalismo no século XX
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Anny Ribeiro
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: Demonstra exemplos de como a literatura e o jornalismo se misturaram em obras de Gabriel García Márquez e Lima Barreto, reconhecidamente autores literários que tiveram também uma trajetória profissional em jornais e revistas e que usaram o trabalho de repórter e a realidade em que viviam como objeto de seus textos. Para esta análise, a pesquisa se debruça sobre o livro Relato de um náufrago e a reportagem “O Carteiro bate mil vezes”, de García Márquez, além dos livros O subterrâneo do Morro do Castelo (originalmente uma série de reportagens de tom folheinesco) e Cemitério dos vivos, de Lima Barreto. Esta última obra, aliás, publicada 31 anos depois da morte de seu autor, é analisada sob a dúvida se poderia ou não ser considerada jornalismo literário. Todas as obras foram escritas no período entre 1905 e 1955. Procura-se ressaltar quais os recursos estilísticos de cada um dos gêneros foram usados pelos autores em suas obras híbridas e como isso contribuiu para captar o interesse do leitor. O projeto inclui ainda conceitos de reportagem, critérios de noticiabilidade, análise do uso da linguagem nos dois gêneros e comparações, quando se fez conveniente, com outras obras, como Robinson Crusoé, de Daniel Defoe e a reportagem “Ten days in a mad-house”, de Nellie Bly.
Palavras-chave: Lima Barreto 1881-1922
Márquez, Gabriel García
Literatura comparada
Jornalismo literário
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jul-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Anny Ribeiro. Náufragos e cemitérios: Lima Barreto e Gabriel García Márquez entre a literatura e o jornalismo no século XX. 2011. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3110
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASouza.pdf244,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.