Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3132
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dc.contributor.advisorMotta, Vania Cardoso da-
dc.contributor.authorCardoso, Ana Carolina da Silva-
dc.date.accessioned2017-11-09T10:34:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:50Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCARDOSO, Ana Carolina da Silva. Busca de consenso sobre a qualidade da educação pública brasileira: o Todos Pela Educação por uma perspectiva hegemônica de educação. 2015. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3132-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.titleBusca de consenso sobre a qualidade da educação pública brasileira: o Todos Pela Educação por uma perspectiva hegemônica de educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9019395807508288pt_BR
dc.description.resumoAnalisa os mecanismos de hegemonização de determinada perspectiva de “qualidade” da educação básica pública brasileira. Desta forma intenta-se obter um maior esclarecimento sobre o Movimento Todos Pela Educação (TPE) e suas ferramentas difusoras de uma concepção particular de qualidade. Nesse contexto o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB), criado em meio a um conjunto de políticas educacionais do governo de Fernando Haddad voltado para o suposto “desenvolvimento da educação”, exerce papel central no processo de hegemonização da perspectiva empresarial de “qualidade” para educação. O interesse pelo estudo é motivado pela ausência de debates mais amplos sobre a temática em questão. Tendo em vista a existência de um processo de construção de um consenso em torno de uma determinada concepção de ‘qualidade’ da educação pública brasileira, consideramos importante ressaltar que a temática “qualidade” da educação pública situa-se num campo de disputas e correlações de forças. O estudo pauta-se na monografia de base, organizando informações prévias que servirão de base para futuros estudos. Sendo assim, realizamos uma revisão de literatura sobre o tema e, num segundo momento, trabalhamos com análises das reportagens realizadas pelo TPE, identificando os veículos, a abrangência e o volume de exposição. O estudo pretende contribuir como um encaminhamento para uma maior compreensão do TPE e de suas ferramentas de difusão da concepção particular de “qualidade” de educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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