Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3135
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | A prática de um professor alfabetizador: indícios de letramento |
| Author(s)/Inventor(s): | Santos, Eunice Pinheiro Ponciano dos |
| Advisor: | Lima, Margareth Brainer de Queiroz |
| Abstract: | Considerando a discussão teórica e a vasta publicação acadêmica sobre a perspectiva de “Alfabetizar letrando”, assim como a grande produção de documentos curriculares, livros didáticos e materiais de apoio ao professor em sala de aula, este estudo teve por objetivo investigar e analisar os indícios de letramento na prática pedagógica de um professor alfabetizador pertencente à rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. A construção de dados da pesquisa se deu a partir das observações de aulas durante o primeiro semestre de 2013, ano em que foi realizado o estágio curricular supervisionado pela autora. Foi realizado acompanhamento de aulas por dezoito dias não consecutivos, cada dia com quatro horas de duração. As aulas foram gravadas em áudio com a permissão do professor regente e, posteriormente, transcritas e analisadas. A partir da análise dos dados foi possível evidenciar alguns indícios de letramento na prática do docente participante do estudo, muito embora elementos como sistematização, continuidade e consistência das abordagens em sala de aula nos leve a indagar o quanto o letramento tem sido de fato compreendido e assimilado por professores alfabetizadores. |
| Keywords: | Alfabetização Letramento Currículo de ensino fundamental Prática de ensino |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2015 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | SANTOS, Eunice Pinheiro Ponciano dos. A prática de um professor alfabetizador: indícios de letramento. 2015. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EPPSantos.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.