Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3135
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A prática de um professor alfabetizador: indícios de letramento
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Eunice Pinheiro Ponciano dos
Orientador: Lima, Margareth Brainer de Queiroz
Resumo: Considerando a discussão teórica e a vasta publicação acadêmica sobre a perspectiva de “Alfabetizar letrando”, assim como a grande produção de documentos curriculares, livros didáticos e materiais de apoio ao professor em sala de aula, este estudo teve por objetivo investigar e analisar os indícios de letramento na prática pedagógica de um professor alfabetizador pertencente à rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. A construção de dados da pesquisa se deu a partir das observações de aulas durante o primeiro semestre de 2013, ano em que foi realizado o estágio curricular supervisionado pela autora. Foi realizado acompanhamento de aulas por dezoito dias não consecutivos, cada dia com quatro horas de duração. As aulas foram gravadas em áudio com a permissão do professor regente e, posteriormente, transcritas e analisadas. A partir da análise dos dados foi possível evidenciar alguns indícios de letramento na prática do docente participante do estudo, muito embora elementos como sistematização, continuidade e consistência das abordagens em sala de aula nos leve a indagar o quanto o letramento tem sido de fato compreendido e assimilado por professores alfabetizadores.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Currículo de ensino fundamental
Prática de ensino
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Eunice Pinheiro Ponciano dos. A prática de um professor alfabetizador: indícios de letramento. 2015. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3135
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPPSantos.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.