Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3136
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Diferenciais do PIBID UFRJ Pedagogia na docência de dois professores da educação básica
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Fernanda Lahtermaher
Orientador: Cruz, Giseli Barreto da
Resumo: Investigação sobre os diferenciais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, subprojeto Pedagogia, na atuação de dois professores da Educação Básica. Analisa os saberes docentes mobilizados por esses professores no seu cotidiano escolar, compreendendo quais estratégias de ensino-aprendizagem se baseiam para ensinar e relacionando com as suas concepções de ensino. É construído segundo a fundamentação teórica de Tardif (2002), que situa os saberes docentes a partir da origem social dos saberes, entendendo que são próprios dos professores, fazendo-se necessário levar em consideração o que dizem a respeito da sua prática e a relação com o campo de atuação; Cochran-Smith & Lytle (1999), que auxiliam no entendimento do que significa ensinar no contexto da prática. Deste modo, os autores dialogam ao proporem discussões sobre a relação entre saberes na formação de professores e no contexto do trabalho. A proposta metodológica atende uma concepção qualitativa da pesquisa em educação, devido à possibilidade temporal de acompanhamento dos sujeitos. A estratégia metodológica da entrevista semiestruturada foi escolhida por permitir compreender as razões pelas quais os professores ensinam da forma que ensinam e o porquê. Foram analisados documentos, fotos e registros de campo do ano de 2013, fase em que ambos estavam no PIBID UFRJ. Os dados são apresentados contando as histórias desses dois professores. Thamara que atualmente trabalha em duas escolas de educação infantil do município do Rio de Janeiro e João que atua em uma instituição da rede privada, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ambos os contos sinalizam como a trajetória escolar e familiar influenciaram diretamente na sua escolha profissional e como o PIBID marcou a sua formação. O estudo revela que o PIBID UFRJ Pedagogia proporcionou aos participantes uma maior segurança em sala de aula; autonomia para buscar novos conhecimentos; estratégias de ensino-aprendizagem desenvolvidas em parceria com os alunos nas escolas; pensamento crítico sobre as concepções de ensino e, deste modo, os depoimentos ratificam uma racionalidade contundente, demonstrando que esses professores sabem as razões de suas práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Formação de professores
Prática de ensino
Didática
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 24-Nov-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Fernanda Lahtermaher. Diferenciais do PIBID UFRJ Pedagogia na docência de dois professores da educação básica. 2015. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3136
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLOliveira.pdf880,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.