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http://hdl.handle.net/11422/3140
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Aluno é criança, é sujeito também! |
| Autor(es)/Inventor(es): | Fully, Jeniffer Caroline Rodrigues |
| Orientador: | Maia, Maria Vitória Campos Mamede |
| Resumo: | Observa como é entendida a criança em idade escolar na transição da educação infantil para o ensino fundamental (5-6 anos). A investigação foi conduzida pela questão “o que diferencia uma criança de um aluno sob a ótica dos educadores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental?”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, na qual aplicamos um questionário online destinado a educadores participantes de um concurso de determinado município para professor II (anos iniciais) do ensino fundamental. Estes professores foram convidados a responder os questionários e compartilhá-los com seus gestores para que também o fizessem. Assim, se configuram os sujeitos respondentes de nossa pesquisa, composto por 1 gestor (diretor) e 2 professores dos anos iniciais do E.F. A partir dos questionários obtidos fizemos a análise de conteúdos apoiados em Bardin (2011) e nos aportes teóricos selecionados como nossos referenciais. Dentre estes destacamos o Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990), as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, (BRASIL, 1971;1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010) e Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para crianças com seis anos de idade (BRASIL, 2007), documentos oficiais que nos ajudaram a pensar e discutir a criança e o aluno conforme a lei. Além de Benjamin (1984), Kramer (1996) e Vigotski (2009), ao definimos o conceito de criança para a Pedagogia, Santos (2009) e Souza (1996) com as discussões entre ser criança na educação infantil (4 e 5 anos) e no ensino fundamental (6 e 7 anos). Nossos resultados indicam que há divergência na maneira de olhar os alunos e esta pode defini-lo como sujeito ou não. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Ensino fundamental Crianças |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 14-Dez-2015 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | FULLY, Jeniffer Caroline Rodrigues. Aluno é criança, é sujeito também!. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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