Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3140
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Aluno é criança, é sujeito também!
Autor(es)/Inventor(es): Fully, Jeniffer Caroline Rodrigues
Orientador: Maia, Maria Vitória Campos Mamede
Resumo: Observa como é entendida a criança em idade escolar na transição da educação infantil para o ensino fundamental (5-6 anos). A investigação foi conduzida pela questão “o que diferencia uma criança de um aluno sob a ótica dos educadores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental?”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, na qual aplicamos um questionário online destinado a educadores participantes de um concurso de determinado município para professor II (anos iniciais) do ensino fundamental. Estes professores foram convidados a responder os questionários e compartilhá-los com seus gestores para que também o fizessem. Assim, se configuram os sujeitos respondentes de nossa pesquisa, composto por 1 gestor (diretor) e 2 professores dos anos iniciais do E.F. A partir dos questionários obtidos fizemos a análise de conteúdos apoiados em Bardin (2011) e nos aportes teóricos selecionados como nossos referenciais. Dentre estes destacamos o Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990), as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, (BRASIL, 1971;1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010) e Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para crianças com seis anos de idade (BRASIL, 2007), documentos oficiais que nos ajudaram a pensar e discutir a criança e o aluno conforme a lei. Além de Benjamin (1984), Kramer (1996) e Vigotski (2009), ao definimos o conceito de criança para a Pedagogia, Santos (2009) e Souza (1996) com as discussões entre ser criança na educação infantil (4 e 5 anos) e no ensino fundamental (6 e 7 anos). Nossos resultados indicam que há divergência na maneira de olhar os alunos e esta pode defini-lo como sujeito ou não.
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino fundamental
Crianças
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Dez-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FULLY, Jeniffer Caroline Rodrigues. Aluno é criança, é sujeito também!. 2015. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3140
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCRFuly.pdf802,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.