Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3146
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Educação infantil: a contribuição da brincadeira para o processo de socialização da criança na creche
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Luciana Bezerra do Nascimento de
Orientador: Guimarães, Daniela de Oliveira
Resumo: Estudo direcionado para a importância da brincadeira e sua relação com a criança em seus aspectos sociais. Tendo como ponto de partida a creche, que neste cenário serviu como fio condutor da pesquisa, foi possível investigar se a brincadeira contribui de algum modo para a sociabilidade da criança no contexto educativo. Numa abordagem que trouxe autores como Bondioli e Vygotsky, foi destacada a presença da brincadeira na vida da criança desde o nascimento até o início da idade escolar, fator de grande relevância para a formação do pensamento abstrato. Nesta dinâmica, foi elucidado também o papel do professor, que na sua função de mediador e facilitador das interações deverá ter o olhar atendo e direcionado para atender as necessidades da criança. Deste modo, tomando por base duas turmas distintas do maternal I, de uma creche da rede pública municipal do Rio de Janeiro, analisei sob três eixos diferenciados a lógica da brincadeira nas interações, cuja primeira relacionou-se entre as próprias crianças de modo espontâneo, a segunda através da mediação do educador e a última partindo do interesse das crianças em direção a presença do educador. Tendo em vista essas questões, foi possível identificar através da análise desenvolvida, que contou com a criação de registros coletados no campo prático, a predominância da brincadeira no cotidiano infantil no espaço da creche, contribuindo de modo significativo para a socialização da criança e consequentemente a formação da identidade.
Palavras-chave: Educação infantil
Brincadeiras
Interação social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Luciana Bezerra do Nascimento de. A contribuição da brincadeira para o processo de socialização da criança na creche. 2015. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3146
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBNascimento.pdf341,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.