Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3159
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Fragmentos de um discurso psiquiátrico: representações de transtornos mentais na literatura autobiográfica e sua repercussão na internet
Autor(es)/Inventor(es): Fraga, Isabela Machado de Oliveira
Orientador: Freire Filho, Joao Batista de Macedo
Resumo: Analisa as representações de transtornos psiquiátricos na literatura autobiográfica, bem como a repercussão dessas obras em fóruns e blogs virtuais compostos por pessoas também diagnosticadas com tais doenças. A ideia é entender os tipos de pessoas – ou seja, de subjetividades – inventados pela dinâmica de classificação de um transtorno psiquiátrico, quer ele seja real ou construído. Invenção aqui não com sentido pejorativo de falso, apenas como indicação de que são modos de ser depressivos, bipolares e tantos outros diferentes de quando não havia essas classificações. A análise enfocará dois livros: O demônio do meio-dia: uma anatomia da depressão (Andrew Solomon, 2001); e Não sou uma só: diário de uma bipolar (Marina W., 2006). Para o primeiro, norte-americano, a análise da repercussão será feita a partir do fórum de língua inglesa Depression Forums. Como não há fórum brasileiro ativo sobre transtorno bipolar, a repercussão na internet do livro nacional será estudada a partir de posts e comentários de blogs sobre o assunto.
Palavras-chave: Análise do discurso
Autobiografias
Internet
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jul-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FRAGA, Isabela Machado de Oliveira. Fragmentos de um discurso psiquiátrico: representações de transtornos mentais na literatura autobiográfica e na internet. 2011. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3159
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IFraga.pdf614,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.