Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3160
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Jornalismo de humor no Brasil e o programa Custe o Que Custar CQC
Autor(es)/Inventor(es): Sequeira, Priscila Chagas Ribeiro
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: O projeto faz um breve panorama histórico do jornalismo de humor no Brasil, destacando veículos e personalidades que abriram espaço para o estilo na imprensa em diferentes épocas – como o Barão de Itararé, no início do século XX, precursor do gênero no país; o jornal O Pasquim e a revista Pif-Paf durante a Ditadura Militar; e o repórter Ernesto Varela, o colunista José Simão e o humorístico Casseta &Planeta Urgente! nas décadas de 1980 e 1990. O foco, porém, é uma atual produção televisiva, o programa Custe o que Custar (CQC), veiculado pela TV Bandeirantes, com um estudo de caso sobre a participação do Deputado Federal Jair Bolsonaro na atração, em março de 2011, o que gerou polêmicas e obteve repercussão na mídia nacional. O trabalho também conta com uma definição histórica de “humor”, a consolidação do gênero na Grécia Antiga por meio de obras diversas e o papel que desempenha na sociedade segundo teorias de Henri Bergson e exposições de George Minois. Além disso, o projeto destaca a veiculação de notícias pelo viés humorístico reforçando a dicotomia entre forma e conteúdo comparativamente na imprensa tradicional e no jornalismo de humor – tudo direcionado pela questão: o conteúdo pode ser o mesmo, mas a forma de noticiar um acontecimento através do humor talvez envolva e engaje o público ainda mais.
Palavras-chave: Jornalismo humorístico
Humor
Telejornalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Jul-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SEQUEIRA, Priscila Chagas Ribeiro. Jornalismo de humor no Brasil e o programa Custe o que Custar (CQC). 2011. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3160
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PSequeira.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.