Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3163
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | O processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos frente à formação pedagógica dos professores e as experiências de vida dos alunos |
| Author(s)/Inventor(s): | Arantes, Tainara de Castro Lorena |
| Advisor: | Souza, Marta Lima de |
| Abstract: | O objetivo é compreender como as experiências de vida dos alunos entram, dialogam e contribuem no processo de ensino e aprendizagem, em especial na prática pedagógica do professor, frente a sua formação pedagógica. Reconhecendo que a EJA é uma modalidade de ensino, que atende alunos que já passaram por diferentes experiências de vida na escola e fora dela, defendemos que essas experiências não podem ficar excluídas do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que elas contribuem para a descoberta e a construção de novos conhecimentos. Desta forma, buscamos investigar, por meio de entrevistas semiestruturadas e gravadas em áudio com os alunos e a professores, se os primeiros compartilham suas experiências de vida em sala, se as experiências contribuem no processo de ensino e aprendizagem e se a formação pedagógica recebida pelos professores dialóga com sua prática e com as experiências dos alunos. Para compreender as questões deste estudo, principalmente sobre o processo de ensino e aprendizagem, as experiências de vida dos alunos e a formação dos professores trouxemos a contribuição de teóricos como Freire (1996), Thompson (2002), Vera Barreto e José Barreto (2005) e muitos outros. Assim compreendendo que a escola deve atenuar os efeitos que caracterizam a exclusão ou que exclua o indivíduo por conta de suas particularidades, consideramos que as experiências de vida contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, colaborando para que o indivíduo se torne cada vez mais interessado e participativo no espaço escolar, além de somar em seu desenvolvimento, na descoberta de novos conhecimentos e na prática pedagógica do professor. |
| Keywords: | Educação de jovens e adultos Formação de professores Prática de ensino Aprendizagem |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2015 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | ARANTES, Tainara de Castro Lorena. O processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos frente à formação pedagógica dos professores e as experiências de vida dos alunos. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCArantes.pdf | 603.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.