Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3186
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Laicidade e ensino religioso: como ambos são percebidos nos textos acadêmicos e pelos estudantes de licenciatura
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Sidney Araujo dos
Orientador: Flores, Maria José Batista Pinto
Resumo: Analisa como o processo da laicidade, bem como o ensino religioso tem sido percebidos na literatura acadêmica e também por estudantes do curso de licenciatura. Para isso propusemos a compreender o conceito de laicidade, que nos levou a buscar o entendimento de outros aspectos relacionados como: secularização, relação entre laicidade e ensino religioso, principalmente nas instituições públicas de ensino. A partir disso buscamos compreender as percepções de autores que tratam dessa temática e também de um grupo de estudantes de licenciatura em torno da temática. Para isso, recorremos ao banco de dados Sciello, de onde extraímos trinta e nove textos, fazendo uma revisão bibliográfica e recorremos também a dicionários especializados. Quanto a parte empírica, foi feita uma pesquisa em uma turma de licenciatura (14 alunos), sendo utilizado um questionário através do qual buscamos traçar um perfil dos estudantes participantes e também verificarmos qual o entendimento deles sobre a temática. No que se refere aos resultados, percebemos que o ensino religioso nas escolas públicas continua sendo algo de muita polêmica e discussão entre os teóricos, bem como entre profissionais da educação e que o problema se avoluma uma vez que não há um currículo mínimo para a formação básica, assim como para a formação de docentes voltada para essa disciplina. A pesquisa com os licenciandos nos aponta que, pela importância do tema laicidade ele ainda é pouco discutido no espaço de formação acadêmica, mesmo sendo esse o local onde muitos estudantes se depararão com o tema pela primeira vez. Esses resultados nos permite inferir que tratar da questão da relação laicidade e educação na formação de professores nos cursos de licenciaturas é relevante para romper com preconceitos, desconfortos e conflitos no âmbito das práticas educativas escolares, tal evidenciado no texto de Cavaliere (2007).
Palavras-chave: Ensino religioso
Escola pública
Liberdade religiosa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Out-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Sidney Araujo dos. Laicidade e ensino religioso: como ambos são percebidos nos textos acadêmicos e pelos estudantes de licenciatura. 2015. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3186
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SASantos.pdf413,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.