Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3187
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Moreira, Tania Maria da Silva Fernandes
Orientador: Arenhart, Deise
Resumo: Discute a importância do planejamento na educação infantil, analisar as formas de planejar e as concepções de criança, conhecimento e educação infantil presentes nos planejamentos de professoras de educação infantil da rede municipal do Rio de Janeiro. Para tanto, a pesquisa teve abordagem qualitativa e análise de dados coletados a partir de entrevista semiestruturada com cinco professoras de Educação Infantil pertencentes a essa rede municipal de educação. Ao analisar as informações coletadas conclui-se que o planejamento é uma tarefa docente que permite a organização de ações, que prevê situações significativas de aprendizagem, mas também é um momento de pesquisa e reflexão inteiramente ligado à avaliação. Contudo, na ação cotidiana das professoras, essa potencialidade pedagógica do planejamento nem sempre é garantida, visto que esse tende a se automatizar e burocratizar devido a fatores diversos, como falta de formação, de acompanhamento da ação pedagógica do professor, de condições de trabalho, de compreensão de seu papel, etc. As concepções e formas de planejamento percebidas nas entrevistas também expressam que ainda há muito que se fazer para que o planejamento na educação infantil esteja em consonância com os princípios de uma pedagogia comprometida com as especificidades das crianças pequenas.
Palavras-chave: Educação infantil
Prática de ensino
Currículo de ensino fundamental
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MOREIRA, Tania Maria da Silva Fernandes. Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro. 2015. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3187
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMSFernandes.pdf626,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.