Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3196
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: “Na minha casa eu faço o que quero”: o não limite e a construção do limite em crianças com 4-5 anos
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Beatriz Galdino
Orientador: Maia, Maria Vitória Campos Mamede
Resumo: Quando se fala em limites, pensa-se logo em desafios, tanto para educadores quanto para pais. Em uma sociedade em que as relações estão cada vez menos sólidas, que não se sustentam por muito tempo e que há um ideal de juventude a todo custo, surge a pergunta: como dar limites para as crianças? Esse trabalho vai discutir as questões de limite em crianças de 4-5 anos, a partir da minha experiência, por dois anos, em uma escola particular da Zona Sul do Rio de Janeiro. Para analisar o cotidiano das turmas, lançamos mão do diário de campo, para, dessa forma, dialogar com o referencial bibliográfico utilizado nessa pesquisa. Além disso, serão também discutidas as relações sociais que se estabelecem e, por sua vez, o papel dos pais na atualidade. Que pais são esses? Qual a relação que estabelecem com seus filhos? Para poder estruturar algumas respostas a essas questões, foi feita uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, onde teoria e diário de campo dialogaram. Como conclusão desta monografia, chegamos à hipótese de que as crianças são aquelas que menos deveriam ser culpabilizadas em todo o processo de desapossamento de seu lugar de criança. Cabe à escola e à família construir um ambiente suficientemente bom para que elas, tão pequenas, possam crescer e, ao invés de brigar e gritar, brincarem.
Palavras-chave: Educação infantil
Disciplina da criança
Crianças
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ROCHA, Beatriz Galdino. “Na minha casa eu faço o que quero”: o não limite e a construção do limite em crianças com 4-5 anos. 2016. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3196
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABRocha.pdf537,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.