Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3197
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização
Autor(es)/Inventor(es): Azeredo, Ana Carla Magalhães
Orientador: Scofano, Reuber Gerbassi
Resumo: Análise da Campanha de Erradicação do Analfabetismo em Cuba, partido do pressuposto de sua relevância para a alfabetização de jovens e adultos, tendo seu foco principal na forma rápida e eficiente com que se concretizou e se solidificou a erradicação do analfabetismo no país. O problema norteador da monografia baseia-se na implementação da Campanha educacional em todo o território cubano, destacando os desafios encontrados no decorrer deste processo e nos benefícios que a Campanha educacional conquistou para toda população de Cuba. O processo de alfabetização foi muito mais complexo e elaborado do que se imagina e contou com um trabalho de conscientização em massa que serviu para a colaboração da reconstrução de toda a sociedade cubana. Para que possamos compreender a dinâmica do processo, conceituaremos brevemente a situação do país antes da Campanha de Erradicação do Analfabetismo. A monografia discorrerá, também, resumidamente, sobre o processo revolucionário e sobre como a abrupta invasão norte-americana se fez presente durante a Campanha educacional. Ao final, a monografia visa constatar os benefícios permanentes conquistados por esse movimento educacional ao longo do tempo, seu impacto em outros países latino-americanos e contribuição para a erradicação do analfabetismo.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Cuba
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: AZEREDO, Ana Carla Magalhães. O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização. 2016. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3197
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACMAzeredo.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.