Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3198
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivas
Autor(es)/Inventor(es): Portela, Beatriz de Oliveira
Orientador: Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
Resumo: Analisa a presença da educação ambiental na educação infantil, e discutiu sua importância atual no currículo escolar desse nível de escolaridade. A relevância deste tema assumiu importante função na sociedade, à medida que a educação ambiental possibilita a conscientização das pessoas para suas práticas e pensamentos diários e para sua inserção na vida social e pública, provocando mudanças coletivas e nos hábitos e comportamentos relativos ao modo como se relacionam com o meio ambiente e outros seres viventes nele. A educação ambiental caracteriza-se por ser um processo contínuo, levando o ser humano a compreender as relações entre a sociedade e a natureza, assim como a pensar mecanismos sustentáveis que desafiam a sociedade devastadora da qual fazemos parte. Devido a sua magnitude, torna-se indispensável em todos os níveis do aprendizado, devendo ter o seu início na educação Infantil, considerada a primeira etapa da educação, e de grande importância para o desenvolvimento humano. Para cumprir o objetivo do trabalho monográfico, buscou-se alicerce em legislações ambientais, artigos científicos, pesquisa de campo e experiência pessoal da autora. E ainda foi aplicado um questionário com educadores sobre a importância da inclusão da educação ambiental no currículo de educação infantil. Tanto a pesquisa bibliográfica quanto o estudo de caso evidenciam que é preciso garantir políticas públicas de educação, destacadamente de formação, e inserir no contexto da educação infantil novas questões relativas à problemática ambiental, de modo continuado. Por fim, se identifica que é importante a promoção do envolvimento de todos educadores e alunos no sentido de garantir o cumprimento das finalidades da EA no contexto escolar.
Palavras-chave: Educação infantil
Educação ambiental
Currículo de ensino fundamental
Sustentabilidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PORTELA, Beatriz de Oliveira. A importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivas. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3198
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOPortela.pdf616,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.