Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3201
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernández, Silvina Julia-
dc.contributor.authorSantos, Bruna Narciso Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2017-11-27T12:53:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Bruna Narciso Rodrigues dos. A família na escola: o olhar da família sobre uma escola municipal. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3201-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEscola e famíliapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA família na escola: o olhar da família sobre uma escola municipalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4031711541635511pt_BR
dc.description.resumoInvestiga a visão das famílias sobre as mudanças na gestão e organização escolar, assim como sobre os efeitos destas mudanças na aprendizagem dos educandos, em uma escola da zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Com essa investigação busca-se problematizar a relação família-escola no desenvolvimento pedagógico do educando de acordo com os acontecimentos da escola em questão. Com esse intuito, focamos na relação da família com a escola e as possíveis interferências destas no processo de aprendizagem. A pesquisa desenvolveu-se como estudo de caso e utilizou como instrumentos: entrevista, observação participante e enquetes, no segundo semestre de 2015. Como resultado obteve-se grande participação das famílias respondendo e falando um pouco mais de suas vivências. Percebesse que a escola vem traçando um caminho de aproximação das famílias, porém algumas barreiras devem ser vencidas, como a compreensão das responsabilidades específicas de cada grupo social, escola e família, na aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BNRSantos.pdf853 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.